13.2.13

EXPOSIÇÃO | CLÁUDIA LOPES

Cláudia Lopes expõe Desenho e Instalação na Galeria ASVS. A exposição com o título 'Metáfora/Metaphor' abre ao público Sexta-Feira, 1 de Março, pelas 22H00 e estará patente até ao dia 30 de Abril. A abertura contará com a presença da artista. 

Cláudia Lopes presents Drawing and Instalation at ASVS’s Art Gallery. The exhibition titled ‘Metáfora/Metaphor', opens on March 1st at 10 PM and will be presented until April 30th. The overture will be attended by the artist.
 

'metáfora/metaphor' 
Um processo que se vale da experiência dos indivíduos sobre as coisas para nos contar uma possível história-memória desse acontecer. E talvez seja por essa experiência-memória que nos sentimos (ou não) pertencer a um Lugar. E esse lugar acontece por meio do seu tempo, e da possibilidade de fazer acontecer mais do que um tempo em simultâneo. E se agora escrevo às 2h53 da tarde, neste mesmo espaço acontece um outro tempo em que é como se estivesse mais uma vez de flores brancas na mão a fazer a 1ª comunhão; e neste mesmo espaço estou eu de mãos amarradas aos joelhos esfolados enquanto as lágrimas grossas me caem pelo rosto naquela que foi a primeira vez que me sentei na bicicleta do meu irmão. E neste mesmo espaço estão ainda outras pessoas que não conheço a olhar-me de dentro de uma fotografia perdida, e enquanto eu escrevo elas dizem-me, sem eu poder alguma vez saber, coisas que lhes estão acontecendo. E eu não vejo já a morte que sorri através do papel amarelado; aquilo que vejo é toda a memória daquele gesto de pessoas que dão as mãos umas às outras como em família e se deixam retratar para alguém que não se vê. 
 Cláudia Lopes

Cláudia Lopes, Porto, 1982.
Licenciatura em Artes Plásticas-Pintura (2005 FBAUP) e Mestrado em Ensino das Artes Visuais (2009 FPCEUP).
Actualmente desenvolve o projecto de tese do Doutoramento em Arte e Design (FBAUP), tendo-lhe sida atribuída uma Bolsa de Doutoramento pela FCT.
Expõe regularmente desde 2002, destacando-se as individuais ipsis verbis, WeArt, Aveiro (2013) e Tempo emprestado, Casa da Galeria, Santo Tirso (2011) e as colectivas Mostra Jovens Criadores’ 12, Cascais (2012); Pa/per View Oporto, Maus Hábitos, Porto (2012); LP, Sputenik the window, Porto (2012); Sincronia, Sputenik the window, Porto (2012); MUSAO Welcome Oporto, Masc Foundation 39 Dada, Viena (2011); A Quatro, Galeria IPSAR, Roma (2011).

Sem comentários: