8.11.12

EXPOSIÇÃO | GUSTAVO LUDGERO

Gustavo Ludgero expõe Pintura na Galeria ASVS. A exposição com o título 'Bizarrias Celestiais' abre ao público Sexta-Feira, 16 de Novembro, pelas 22H00 e estará patente até ao dia 30 de Dezembro.







Ensaio sobre Gustavo Ludgero de Castro
Muito ainda há a conhecer sobre este grande Artista portuense nascido a 06/06/1966, Gustavo Ludgero de Castro, que apesar da sua vasta obra ainda não lhe foi atribuído o mérito devido, por parte do público apreciador de arte em Portugal. Nada que nos surpreenda pela falta de apoio e conhecimento da sua vasta obra e dedicação, como acontece a muitos outros, por falta de atenção e devido reconhecimento dos lobbys do mundo da Arte.
A sua obra, tanto de escultura como de pintura, tem sofrido uma notória evolução nestes últimos anos. Depois da última exposição em Matosinhos "O dia anterior" o autor confronta-nos agora com um novo trabalho intitulado "Bizarrias Celestiais" que demonstra uma contínua perspectiva de reflexão muito particular e  entendimento da sua visão do mundo, de acordo com a sua vivência e crescimento espiritual e que nos transporta para o Universo das suas telas duma forma única e transcendental.
A sua pintura  remonta e  retrata a simbologia acoplada à espiritualidade, de múltiplas temáticas tanto ocidentais como orientais, já por si exploradas em fases mais antigas desde o Classicismo, passando pelo Renascimento e Barroco, culminando na semântica dos estereótipos Pop levados ao seu expoente máximo pelo uso da cor e técnica pictórica visível neste último período.
Nesta nova fase GCL compõe a sinalética em uníssono, orquestrada com mestria de cor, levada ao limite de saturação de pontilhismo e camadas de traço de paleta policromática, misturando assim várias técnicas de cor, fluorescências e folha de ouro aplicada segundo técnicas tradicionais.
A dualidade consciente dos opostos é nítida em grande parte das suas obras, tanto na cor como na composição, tornando-as únicas e singulares.
Almerindo Lopes

Biografia
Gustavo Ludgero estudou em Londres, Arquitectura Paisagista, Interiores e Restauro. Como artista plástico expõe desde 1990.

Exposições 

2011, Exposição Individual 'O dia anterior', Matosinhos; 
2010, Exposição Individual 'Quem nos salva agora', Galeria ASVS, Porto 
2009, Exposição Individual Retrospectiva – ‘Torremolinos, Galiza, Boa Nova’, Matosinhos; 
2001, Colectivo ‘Ibéricos’, Fórum da Maia; 
2001, Colectivo ‘Ibericos’, Ayuntamiento de Leon, Leon; 
2001, Arco – Galeria Carmen de la Calle, Madrid; 
2000, Exposição Individual – Galeria Por amor à arte, Porto; 
2000, New Art Barcelona, Barcelona; 
1991 a 1997, Realização de 6 exposições em galeria própria, Leça da Palmeira; 
1990, Exposição Individual, Espinho.

Sem comentários: