15.12.11

EXPOSIÇÃO | LÚCIA DAVID

Lúcia David expõe Pintura e Instalação na Galeria ASVS. A exposição com o título 'Misturar Memórias' abre ao público Sexta-Feira, 6 de Janeiro, pelas 22H00 e estará patente até ao dia 8 de Fevereiro. A abertura contará com a presença da artista.



Misturar Memórias. Momentos vividos, os locais onde coisas se passaram, odores e sonhos recorrentes misturam-se dando origem a uma infância reinventada onde as memórias se tornam surreais. Cada objecto abandonado numa gaveta ou fundo de armário pode conter um universo de memórias e dar origem a uma narração de cem páginas. Esta série centra-se na mistura de elementos reais da minha infância combinados “aleatoriamente” para contar histórias possíveis, no entanto imaginárias.
Várias séries se sucederam nos últimos anos em torno das histórias de família. Pelo uso de objectos reais pertencentes às duas avós, materna e paterna, combinados com fragmentos de memórias e pequenas histórias soltas, ouvidas na infância, consegui ”escrever” visualmente uma quase biografia, não pessoal mas portuguesa. A trabalhar dentro da área artística de Bookarts (Livros de Artista), tento reinterpretar o livro, a sua estrutura e os materiais que o compõem. Os livros em geral servem o propósito de comunicar ideias, factos ou ficções aos leitores. O meu trabalho tenta comunicar com o público apelando à memória colectiva pela sobreposição de camadas de texto e imagem.

Lúcia David trabalhou em Moda e Design Gráfico em Portugal na década de 90. Em 2000 licencia-se em Escultura e Metais e em 2002 faz o Mestrado em Book Arts, ambos no London Institute, Camberwell College of Arts em Londres. Expõem em Portugal desde 2003, e no estrangeiro desde 1999, em Inglaterra, França, Espanha, Alemanha e Lituânia em exposições colectivas e individuais. O trabalho da artista desenvolve-se entre instalação, escultura, livro de artista e texto, integrando técnicas como colagem e bordado manual. Lúcia David constrói histórias visuais, reflectindo as questões da condição das mulheres e da memória colectiva portuguesa.

1 comentário:

Pedro Alegria disse...

Olá Lúcia, I am a missing person, se me quiseres rencontrar o meu e-mail é pedromiguelalegria@gmail .com