25.3.10

EXPOSIÇÃO | DANIEL MOREIRA

A Galeria ASVS recebe 'Será que tenho histórias para contar... ou escutar?' de Daniel Moreira. A exposição individual abre ao público no próximo dia 10 de Abril (Sábado) pelas 15:00h e estará patente até ao dia 19 de Maio. A abertura contará com a presença do artista.



Esta exposição revela a fragilidade, a doçura, o amor e a relação com a Natureza, características da raça humana que actualmente e na época que vivemos, em particular, não só parece raro encontrar mas mais raro ainda alguém conseguir inspirar-se em sentimentos e características que, de facto, nos definem a todos, que todos queremos alcançar e que continuamente procuramos.
Os desenhos rápidos, de linhas finas e frágeis e com cores de expressividade subtil, denotam um carácter intimista e uma visão muito pessoal do mundo, do dia-a-dia, de momentos e histórias que podem ser do artista, mas que todos reconhecemos e que se relacionam intimamente connosco, com os nossos pensamentos e sentimentos, com a história ou as pequenas histórias de cada um de nós.
O artista pergunta se será um contador de histórias ou se terá histórias para escutar… Com toda a certeza consigo ouvir as personagens das suas ilustrações, ler a sua história, senti-la, vivê-la… Com toda a certeza terá, também, muitas histórias para ouvir, desenhar e contar a todos os espectadores destes pequenos “pedaços” de humanidade ilustrada, um “escutador” e um contador de histórias nato, que traça sentimentos, colorindo vivências e sentimentos…

Patrícia Encarnação


Daniel Moreira nasceu na Suíça em 1976, vive e trabalha no Porto. Licenciado em arquitectura em 2000, iniciando no mesmo ano um percurso multidisciplinar entre a arquitectura e as artes plásticas. É agenciado pela WHO - agência de talentos criativos desde 2007.
O seu trabalho de ilustração/instalação tem sido requisitado por agências de publicidade, publicações nacionais e internacionais e por marcas de relevo com as quais tem colaborado.
Entre prémios de reconhecimento artístico, frequentes participações em exposições colectivas e individuais e intervenções de diversas naturezas, vai afirmando o seu estilo e deixando a sua marca.
Entre alguns prémios nas várias áreas artísticas destaca-se o 2º Prémio (em co-autoria) no projecto do “ Centro de monitorização e interpretação ambiental” Sociedade Viana Polis em Viana do Castelo, 2º Prémio na I exposição de artes plásticas de Celorico de Basto, Prémio pintura no II concurso artes Raya em Monção, o 2º e o 3º Prémio de ilustração no concurso “ILUSTRA“ da Etic, em anos diferentes, o 3º Prémio de desenho a lápis, nos jovens criadores 05 em São João da Madeira e Menção Honrosa em fotografia no Jovens Criadores Aveiro em anos diferentes.

Sem comentários: