2.12.09

RECITAL | CANÇÕES LUSITANAS PARA CANTO E PIANO


Melissa Fontoura (piano) e Nádia Fidalgo (soprano) interpretam obras de Croner de Vasconcelos, Luíz de Freitas Branco, Francisco Lacerda, Vianna da Mota e José Afonso acompanhadas por Eduarda Freitas na leitura de poemas de João Negreiros, Camões, Herberto Hélder, Eugénio de Andrade, entre outros. A música e a palavra, questionando, em português, um sentido de identidade colectiva. Na Galeria ASVS, Sábado, 5 de Dezembro, pelas 16.00h.

Melissa Fontoura
, pianista, natural de Vilarandelo, concelho de Valpaços - Vila Real. Iniciou os seus estudos de pianos aos 6 anos de idade com o Professor Francisco Dieguez Doutel na Escola de Música Osnabruck, passando depois pelo Conservatório de Guimarães, Conservatório do Porto, onde realizou o exame de 8º grau com 18 valores. Frequentou a Escola Superior de Música do Porto onde terminou, em 2006, o Curso Superior de Piano. Ao abrigo do Programa Erasmus frequentou, em 2003, o Conservatório Superior de Música de Trieste, Itália, onde desenvolveu estudos nas áreas do piano solo, música de câmara, coro e leitura ao piano com o pianista Massimo Gon.Frequenta o Mestrado em Performance na Universidade de Aveiro, no Departamento de Comunicação e Artes onde estuda sob orientação do Professor António Chagas Rosa. É professora de piano no Conservatório Regional de Música de Vila Real.Tem participado em diversos projectos com o Coro da Universidade do Minho (CAUM) e o Sindicato de Poesia de Braga. É co-fundadora de uma Gala de Ópera com a participação de 6 cantores e piano - "Uma Viagem pela história de Ópera"- desde Mozart até à actualidade. Este espectáculo abriu o FUN (Festival de Ano Novo) 2009 no Grande Auditório do Teatro de Vila Real passando depois pelo Teatro de Bragança, Auditório de Chaves e Teatro Constantino Nery.

Nádia Fidalgo, Soprano. Iniciou os seus estudos musicais aos 7 anos de idade. Conclui o Curso Complementar de Formação Musical no Conservatório de Música do Porto com média de 16 valores e Piano, 14 valores. Estudou com Constantin Sandu, Helena Sá e Costa, António Rosado a nível particular e em Masterclass. Frequentou o Curso de Canto no Conservatório de Música do Porto, na classe da professora Palmira Troufa. Foi membro do coro de câmara Dixit e do coro Cláudio Carneyro. Participou em concertos na Igreja da Trindade, Igreja da Trofa, Igreja do Bonfim, Campanhã, Salão Medieval da Reitoria da Universidade do Minho, Festival Internacional de Música de Mafra.
Participou na ópera “A Raposinha Matreira” de Leos Janacék, produzida pela Casa da Música e apresentada no Teatro Rivoli do Porto. Foi um dos elementos do coro feminino da ópera “O diário de um desaparecido” de Leos Janacék, inserida no Curso de encenação de ópera da Fundação Calouste Gulbenkien, apresentado no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão, no Fórum de Almada e no Auditório da Fundação de Serralves.
Participou no Master de canto operático orientado por Ettore Nova e Ambra Vespasiani em Portugal e em Itália, no Ripatransone Ópera Festival.
É licenciada pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto ano do Curso de Canto, na classe do Prof. José Oliveira Lopes.
Foi solista da Ópera "Casinha de Chocolate", de Huperdinck, como Joãozinho, na Casa da Música, no Porto, sob a batuta do maestro António Saiote.É docente de piano na Academia um Música Maiorff, Colégio Clip do Porto e Academia de Pedroso. Foi responsável pela prática coral na Associação Asas de Palco, em Guimarães.

Eduarda Freitas, nasceu em Vila Real em 1976. Jornalista, trabalha actualmente na RTP – Antena 1 e colabora no jornal EXPRESSO desde 2002. Já passou pela SIC, Diário de Notícias e Bola Magazine, entre outros.
É co-autora de dois livros infantis: «Uma bola sem fronteiras», editado pela Prime Books em 2004 e «O ataque do rei mosquitão» publicado e distribuído em Moçambique pela Texto Editores, em 2009, num projecto de luta contra a Malária.
Em 2008 fez o curso de Realização de Documentários, na Escuela Internacional de Cine y TV de San San Antonio de los Banõs, em Cuba. Pela Associação Cine dos Pobres, fez um curso de Curtas-Metragens, em 16mm. Frequentou também uma formação em Guionismo, pela Associação de Dramaturgos de Portugal no ano de 2007. Fez pré-produção no Documentário «Entre nós» de João Pedro Marmoto. É co-autora do projecto «Ficçarte - pintura com poesia», desde 2005. Recentemente participou no espectáculo de poesia «Inspiração é Respirar», com elenco do Teatro Universitário do Minho. Frequenta o Conservatório Regional de Musica de Vila Real, na classe de Piano.

Sem comentários: